O que é Manhua?


Manhua é o termo utilizado para designar as histórias em quadrinhos produzidas na China. O termo é uma junção de mangá com o Lianhuanhua, que era o nome do quadrinho chinês, antes deste entrar em contato com a obra de Osamu Tezuka. A grande maioria dos manhuas são produzidos em Hong Kong e Taiwan, possivelmente devido a uma maior liberdade de expressão desses dois lugares e uma ligação internacional mais próxima com o Japão. 


Os manhuas geralmente são divididos entre infantil, de ação e políticos, ao contrário do que ocorre geralmente no Japão, onde a divisão é feita pelo sexo do público alvo e a idade deste. O sentido de leitura segue o padrão oriental, ou seja, o mesmo utilizado nos mangás, ao contrário do que ocorre com os manhwas, produzidos na Coréia, que seguem o padrão ocidental.


Esteticamente, a principal diferença entre manhuas e mangás é que o primeiro tende a ser todo colorido e os desenhos, seguem um padrão mais realista (como nos mangá Crying Free Man e City Hunter). Porém, como em toda uma regra há uma exceção, existem manhuas que se aproximam bastante da estética do mangá, como School Shock.




No Brasil o manhua mais conhecido (e o único que foi publicado aqui, até onde me lembre) é o da novela, que deu origem ao filme de nome homônimo, O Tigre e O Dragão, publicado pela editora Panini em 2006. Ele foi desenhado pelo artista Andy Seto, velho conhecido entre os gamers que curtem ler histórias em quadrinhos de seus jogos preferidos, pois participou dos manhuas da série The King of Fighters e chegou a criar algumas ilustrações e desenhar uma história para os quadrinhos de Street Fighter produzidos pela UDON Comics. 




Referências Bibliográficas: 

Wikipedia
Quadro a Quadro
Facebook (Comunidade Animax, créditos a Quiof Thrul)


Quem quiser saber um pouco mais sobre o manhua, aconselho a ler "Do alto da Grande Muralha da China, 2 mil anos de histórias em quadrinhos vos contemplam..." de Sonia Bibe Luyten (tem alguns errinhos, mas é bem legal) e o livro, que está disponível no Google Books, em inglês, "Hong Kong Comics: A History of Manhua" de Wendy Siuyi Wong (agradecimento, mais uma vez ao Quiof Thrull pela indicação).